Instituto Pensar - ?A CPI não trará efeito algum?, avalia Arthur Lira

?A CPI não trará efeito algum?, avalia Arthur Lira

por: Mariane Del Rei 


Foto: Sérgio Lima/Poder360 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), avalia que a CPI da Pandemia no Senado não terá "efeito algum?. Para o parlamentar, a condução do governo federal durante a pandemia não é motivo para instaurar um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mesmo com as mais de 500 mil mortes no Brasil.

Segundo ele, a CPI está sendo utilizada de forma a reforçar a divisão política do Brasil. "A CPI polarizou politicamente e não vai trazer efeito algum, a não ser que pegue alguma coisa?. Lira também criticou a condução dos trabalhos na CPI.

"Neste momento, a CPI é um erro. A guerra está no meio. Como é que você vai apurar crime de guerra no meio da guerra? Como vai dizer qual é o certo??.
Arthur Lira 

As declarações de Lira foram dadas em entrevista publicada pelo jornal O Globo na terça-feira (22).

Elias Vaz ironiza declaração de Lira

O deputado Elias Vaz (PSB-GO) ironizou a entrevista que Lira concedeu ao jornal O Globo. O socialista disse no Twitter que se Lira que não vê circunstâncias para o impeachment, ou "está precisando de óculos ou está sendo conivente com Bolsonaro?.

Sem razões para impeachment de Bolsonaro

Arthur Lira disse ainda que, no momento, não há razões ainda para o impeachment, explicando que a posição dele no processo, devido ao cargo que ocupa, é de neutralidade. 

"Falta circunstância. Falta um conjunto de coisas. Enquanto a economia tiver em crescimento? Veja bem, não estou faltando com respeito a nenhuma vítima. 499 mil, 501 mil, são todas significativas como uma vida. Pelo amor de Deus! O que estou dizendo é que o impeachment não é feito só disso?. Arthur Lira

Para o presidente da Câmara, não houve falha do governo durante as negociações com a Pfizer. "Do dia em que a Pfizer propôs ao dia em que o governo fez (o contrato), se não errei as contas, alteraria em três milhões de doses (a mais). É muita dose. Ajudaria muita gente. Mas resolveria o problema da pandemia??.

Lira também relembra que na época que as negociações começaram, o imunizante ainda não tinha autorização da Anvisa para uso no Brasil. 

Lira opina sobre eleições 2022

Sobre as eleições para presidente no ano que vem, o parlamentar apontou, na opinião dele, não haver espaço para uma terceira via.

"Não tem condição. No Brasil, nunca houve isso. Ao menos depois da volta do voto para presidente. Foi Collor e Lula (em 1989), depois anos de Lula contra o PSDB e a Dilma também (contra o PSDB). E, em 2018, o Bolsonaro substitui o PSDB na disputa com o PT. O PT está sempre lá. Por que não estaria nessa??. Arthur Lira

Prioridades são as reformas, diz Lira

Arthur Lira ainda relatou que as prioridades no comando da Câmara são a votação das reformas, a administrativa e a tributária. Segundo ele, a reforma administrativa deve ser votada neste ano, mas prometeu que a mudança não vai afetar a vida dos servidores públicos.

Leia tambémReforma administrativa não tem consenso de Lira e Pacheco

"Não vai mexer em um centímetro de direito adquirido, tenho dito isso. Não vamos permitir nada da promulgação para trás. Agora, da promulgação para a frente, é nossa obrigação fazer um Estado mais ágil, mais moderno?.
Arthur Lira

?Heteramente um casal?

Bolsonaro teceu elogios aos presidentes da Câmara Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), durante evento de anúncio do Plano Safra 21/22. Segundo o mandatário, "Lira faz um trabalho excepcional, bem como Pacheco?.

O presidente da República ainda brincou com a boa relação que mantém com o líder da Câmara. Disse que ambos formam ?heteramente um casal?. "Eu costumo sempre dizer: não são Três Poderes, Arthur, são dois. O Judiciário e nós para o lado de cá. Formamos ?heteramente? um casal?, ressaltou em referência aos poderes Executivo e Legislativo.

Com informações do jornal O Globo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: